terça-feira, 27 de março de 2012

Sintomas da dengue

É de suma importância prestar atenção no aparecimento de sintomas da dengue e procurar uma orientação médica pois a rapidez do diagnóstico pode salvar uma vida. 

segunda-feira, 19 de março de 2012

Cosméticos Infantil

Cartilha publicada pela Anvisa com orientações aos pais e responsáveis por crianças sobre a segurança de produtos de higiene pessoal e de beleza destinado a esse público infantil.Cosmético infantil
View more documents from visacamacan

quarta-feira, 14 de março de 2012

Formulário de fitoterápicos da farmacopeia brasileira


O Brasil ganhou sua primeira edição do Formulário Nacional de Fitoterápicos. A publicação, que integra a Farmacopeia Brasileira, traz 83 monografias de medicamentos, como infusões, xaropes e pomada. A expectativa é que o uso e a produção de fitoterápicos no país ganhe impulso, já que o Formulário define padrões únicos para a fabricação dos medicamentos e permite à indústria a fabricação dos medicamentos dentro de parâmetros exigidos. Na prática, o documento é um tipo de guia para a fabricação de medicamentos fitoterápicos.
No Formulário estão registradas informações sobre a forma correta de preparo e as indicações e restrições de uso de cada espécie. Os requisitos de qualidade estão definidos de forma específica para a farmácia de manipulação e farmácias vivas. Para a diretora da Anvisa Maria Cecília Brito, a publicação é um marco no desenvolvimento de fitoterápicos. “O ineditismo deste trabalho vai fazer com que iniciemos um processo que o Brasil necessita há muito tempo”, defende Cecília.
Já o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, defende um avanço na produção de fitoterápicos. “Nós temos uma das maiores biodiversidades do planeta e ainda somos um país com baixa participação no mercado de fitoterápicos”, explica Barbano.
Desde 1978, a Organização Mundial da Saúde reconhece oficialmente o uso de fitoterápicos. No Brasil, a política de uso de plantas medicinais teve início em 1981. Mais recentemente o decreto 5.813/2006 instituiu a Política Nacional de Plantas Medicinais.
A aprovação do Formulário Fitoterápico está na resolução RDC 60/2011, publicada nesta sexta-feira (11/11) no Diário Oficial da União. A utilização do formulário entre em vigor no prazo de 90 dias.
Fonte: Anvisa
Formulário de fitoterapicos da farmacopeia brasileira
View more documents from visacamacan

Documento base para guias de boas práticas nutricionais

Este documento, produzido pela Anvisa, contém medidas que visam orientar os serviços de alimentação na preparação de alimentos com menores teores de açucar, gordura saturada, gordura trans e sódio, contribuindo para uma alimentação mais saudável e para a melhoria da saúde da população brasileira.